sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Apresentações II - Afinal porque Sakura?

O Significado -

            O fato pelo qual eu amo meu apelido está relacionado também ao significado que ele carrega, Sakura é a Flor de Cerejeira Japonesa.
Conta a lenda que uma princesa desceu dos céus e aterrissou em uma cerejeira. Acredita-se então que o nome Sakura, na verdade, é derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas” outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade (Sa) a segunda parte do nome, kura, faria referência à sua morada.
A floração das cerejeiras é um dos espetáculos naturais mais apreciados no Japão – e que, efetivamente, representa uma das manifestações mais sedutoras que existem da beleza em seu estado puro, a prática ganhou até nome: Hanami. O hábito já tem mais de dez séculos e exige a dedicação dos participantes, já que, em cada região, o espetáculo só dura duas semanas.



Uma das principais características da cerejeira é sua efemeridade. O fato de as flores durarem pouco tempo nos galhos das árvores impressionou muito os japoneses na Idade Média, período de guerras, o que fazia com que as pessoas sentissem que tinham a vida ameaçada a todo momento. Assim, a sakura foi associada à imagem do Samurai e do seu código de pureza o Bushidô. Os Samurais estavam dispostos a dar sua vida quando necessário e tinham sua existência muitas vezes tão breve quanto a flor da cerejeira que só dura três dias em alguns lugares.



No Japão, cerejeiras eram plantadas e cultivadas por sua beleza, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794 e existem mais de 200  variedades de espécies de cerejeiras. A floração da variedade mais conhecida da sakura coincide com o equinócio de primavera: é a  ocasião das festividades e de cerimônias religiosas, cujo objetivo é o de favorecer e proteger as colheitas. A floração das cerejeiras prefiguraria na verdade a do arroz e, portanto  pelas dimensões de sua prodigalidade e por sua duração, daria uma indicação  sobre a riqueza das próximas colheitas. Vê-se em todo o caso que ela é a imagem da prosperidade e da ventura da existência terrena.


Antigamente, a sakura era considerada símbolo do amor.
Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor. Nas peças do teatro kabuki, o cenário do bairro das gueixas é freqüentemente ilustrado pelas flores de cerejeiras para representar a alegria dessa região de entretenimento. Sua simbologia também está relacionada diretamente à felicidade e à fertilidade, e é na época de sua floração que os jovens festejam o amor que os une, que as crianças iniciam o ano escolar, que os recém formados saem em busca de trabalho, que decisões importantes costumam ser tomadas sob o augúrio dos bons fluídos que a flor da felicidade traz. E justamente por isso, o chá de pétalas de sakura é utilizado nas  cerimônias nupciais, durante as quais é muito comum que os noivos  bebam infusão de flores de cerejeiras acreditando que vai lhes  proporcionar fertilidade e felicidade na vida conjugal.





No entanto, a flor também tem um significado negativo: Um galho quebrado de cerejeira também pode significar a aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.
A flor de cerejeira, efêmera e frágil, pode ser levada rapidamente pelo vento e simboliza também no Japão, a morte ideal, desapegada de bens deste mundo, e a precariedade da existência.



"Se me pedirem
Para definir o espírito do Japão,  
Eu diria que é a Flor da Cerejeira nas montanhas.
Perfumosa no sol da manhã "
(Motoori Norinaga, poeta falecido em 1801)

Símbolo de beleza, felicidade e acima de tudo exemplo de desapego e efemeridade, para mim não há Flor que nos ensine tanto com tão pouco.
É por isso que eu amo as cerejeiras, e fico feliz pelo nome que me foi dado com tanto carinho ^^

9 comentários:

  1. Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim. Minhas flores preferidas. Linhas e com um significado mais lindo ainda *---*

    ResponderExcluir
  2. muito legal! Em que livros você achou essas informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pesquisei na internet, fui ao consulado da minha cidade e tive ajuda de amigos que estudam cultura niponica ^^

      Excluir
  3. As flores de cerejeira são minhas prediletas tambem piro nelas *-*

    ResponderExcluir
  4. Me lembra um anime que amo tambem Nana *--*

    ResponderExcluir
  5. Dá para plantar o calho de cerejeira? comprei uns galhos belíssimos naturais e gostaria de cultivá-los! obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente eu não sei lhe dar essa informação, mas como a cerejeira é uma árvore de clima frio creio que se você morar em algum lugar que não seja ao Sul do País ela não vingue.

      Boa Sorte!

      Excluir
  6. muito linda essa planta,é a minha preferida *--* amo

    ResponderExcluir
  7. muito lindas!!!minha preferida amooo *--*

    ResponderExcluir