quarta-feira, 6 de abril de 2011

Introdução a Moda Lolita.

Como dito no post anterior, estou iniciando a série de Artigos sobre a Moda Lolita para ajudar as aspirantes do Recife e demais localidades, meninas por favor o post está cheio de links LEIAM! Informem-se, vale muito a pena ^^


Lolita ou Roriita é uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas, que vestem roupas de inspiradas, em sua maioria, pela moda vitoriana, rococó ou edwardiana e freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas. As primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80 inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável).
Embora o termo “Lolita” originalmente possa ser visto como uma referência ao livro de Vladimir Nabokov, e lolitas geralmente sejam adolescentes, a maioria das seguidoras do estilo não o considera sensual e se incomoda quando ele é interpretado desta maneira. Tentativas de mudar a visão do público geral sobre o estilo Lolita, desvinculando-o da idéia de uma garotinha sensual e tentadora, são freqüentes entre as lolitas ocidentais. Lolitas em geral se apresentam como crianças vitorianas, bonecas, princesas ou jovens recatadas, e preferem parecer ‘meigas’ a ‘sexy’. O uso da palavra pode ser considerado como wasei-eigo, ou o uso de palavras originárias do inglês que ganham outro significado em japonês.

Dentro do estilo existem muitas subcategorias:

Classical Lolita - O estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores utilizadas são tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
Sweet Lolita - O estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "bonitinhas", como frutas, flores e até animais. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
Sweet Lolita OTT - OTT significa "over the top" (além da conta) e reproduz um sweet lolita bastante exagerado, com estampas açucaradas, muitos acessórios e associação de cores pastéis. Tem inspiração no Fairy Kei. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
Country Lolita - Uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. O acessório mais comum é o minichapéu e a bolsa de palha. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
ShiroLolita - Considerada por alguns subdivisão do sweet lolita, as shirololitas são lolitas que se vestem apenas de branco. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
KuroLolita - Também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, usam apenas preto. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
Punk Lolita - A mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
Guro Lolita - As guro lolitas são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum". Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
Gothic Lolita - A mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock. Saiba mais neste post do blog da Ichigo.
Erololita - Mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos. As saias costumam ser um pouco mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele.
Wa Lolita (ou Waloli) - O estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra "che" que significa a "Mesma Nação","Terra de (Wa)", que é terra da harmonia.
Qi Lolita - A variante Qi Lolita (pronunciada "ci-loli") É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.
Hime Lolita - Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado. Saiba mais neste  post do blog da Ichigo.
Deco Lolita - Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe uma preferencia pela cor rosa, mas não existe nenhuma regra sobre a cor. Saiba mais neste  post do blog da Ichigo.
Sailor Lolita - Era inicialmente uma simples temática do sweet, mas tornou-se popular o bastante a ponto de ser considerada uma nova subdivisão. Saiba mais neste  post do blog da Ichigo.

No Japão existem várias grifes destinadas a moda Lolita, dentre elas temos algumas mais famosas como:
Juliette et Justine
Metamorphose

Ensaios fotográficos e campanhas publicitárias dessas grifes podem ser encontradas na Gothic & Lolita Bible que é uma revista publicada de maneira irregular e que teve um papel fundamental em promover e definir o estilo Lolita. O nome Gothic & Lolita Bible se refere ao fato da revista publicar coisas sobre tanto o gótico quando o Lolita como um todo, e NÃO por ela se dedicar somente ao Gothic Lolita. A revista de mais de 100 páginas inclui dicas de moda e maquiagem, fotos, moldes para costura, catálogos, receitas, entrevistas com astros do Visual Kei e do estilo lolita ou gótico no Japão (ou até mesmo fora dele), histórias em estilo mangá, poesia e idéias de decoração. A G&LB, como o nome da revista é abreviado, não deve ser vista como um livro de regras de como ser lolita, mas como uma revista de referências e dicas.
Um dos ícones da cultura Lolita, o escritor Novala Takemoto, escreve para a G&LB e lá dissemina suas idéias através de poemas e colunas.

É natural que aspirantes a Lolita façam conexões com o Cosplay, porém o estilo lolita NÃO deve ser visto como parte da cultura cosplay, mas como uma moda. Cosplay é o ato de se fantasiar como dado personagem, pessoa, ou estereótipo. Podem haver, por exemplo, cosplayers de membros de bandas populares, personagens de filmes, enfermeiras ou, o mais comum, personagens de animes e mangás. O ato de fazer cosplay, embora muitas vezes levado a sério e mesmo sendo um hobby custoso, não tem pretensões de ser um estilo usado no dia-a-dia ou uma moda de fato.
Lolita, no entanto, é um estilo de roupa que não tenta reproduzir com fidelidade a aparência e comportamento de outra pessoa. Tampouco as lolitas pretendem estar fantasiadas quando se vestem segundo o estilo, já que lolita é moda. Elas vêem Lolita como suas roupas, sua indumentária típica, e não como uma ‘brincadeira’, e se ofendem ao serem confundidas com cosplayers - o que gerou uma certa rixa entre lolitas e cosplayers no Japão.
Também é normal que fãs de anime e mangá confundam indumentárias de alguns personagens como sendo Lolita, como por exemplo a personagem Misa Amane do anime Death Note e a Chii de Chobits. Misa usa uma roupa lolita apenas durante toda a série e personagens como a Chii e Sakura, de Card Captor Sakura possuem alguma influência lolita que pode ser notada pelas saias rodadas, babados e frufrus, mas não são nenhuma vertente da moda lolita e também não constituem exemplos do estilo.
Mais sobre a Moda Lolita você pode encontrar aqui:

E se você quer (e deve) se aprofundar no estilo eu recomendo o Blog da Ichigo, o Reino de Morango para ter acesso a artigos traduzidos, tutoriais e tirar suas dúvidas, pode vasculhar os posts antigos mesmo!
xD

8 comentários:

  1. Muito bom o post ! eu sempre amei esse estilo mas ainda não sabia tanto sobre ele ^^ agora já estou bem mais por dentro do assunto, xD de todas as variações a que eu mais gosto é o punk lolita.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Sempre gosto de posts assim, pois são muito úteis para quem está aprendendo.

    Estou ansiosa pelos próximos^^

    Bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  3. Só vi agora seu comentário no meu post de 100 facts about me! =x
    Ñ ofendeu ñ, eu considero como um elogio, me sinto menos sem graça, obrigada! XD

    E quando fazia o post de make gyaru em lolita sem querer postei antes de terminar e acho q foi nessa hora q vc comentou! XDD Ele já está terminado com várias referencias de foto ^^

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua iniciativa de fazer posts pra ajudar as aspirantes a lolita da sua cidade! Ajuda não só a elas, como a outras, de outros lugares, que lerem o blog. Se me permite fazer uma pequeníssima observação, logo na primeira linha, é "roriita". Mas é só um detalhe, de resto, está ótimo! ^^
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Yay, obrigada por indicar meu blog *-*

    ResponderExcluir
  6. Adoro estudar, ainda mas sobre lolitas! O seu blog e o da Ichigo Hime (que já visitei, e é muito recomendado em vários grupos e outros blogs), são ótimos pra quem tá iniciando e pra quem já é expert e quer trocar experiencias e dicas.
    Parabéns! (fico feliz por tem muitas conterrâneas lolitas!)
    =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Nina! ^^ precisando de ajuda tamos aê xD

      Excluir