quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Meme: Se eu não usasse Lolita eu usaria...

Olá!
Sinto muito pela ausência! Sábado que vem o Go Lolitas, Dance! vai se apresentar em um evento local e passamos as últimas semanas ensaiando e preparando os outfits ^^ Isso significa que brevemente postarei um novo vídeo por aqui *O*

Mas vamos ao post: Fui indicada pela Ichigo a esse Meme fofo =3~ (eu adoro Memes! por isso fico feliz quando alguém me indica!)

Regras
♣ Responder corretamente
♥ Colocar as regrinhas
♠ Só fazer se foi convocado
♦ Indicar no minimo mais três blogs (lolita) para fazer
♣ Colocar créditos ao Reino de Sorvete
♥ Avisar aos blogs que você indicou

Se eu não usasse Lolita eu usaria:

Otome-kei ♥ pro dia a dia:


Porque é fofo, delicado, da pra montar outfits tanto fofos e casuais como mais clássicos além de poder aproveitar muita coisa do Lolita <3~


Fairy-kei ♥ pra ocasiões especiais: 

Porque é FELIZ!!! E multicolorido e acho que seria o único estilo de moda urbana japonesa que me faria ver mágica depois de Lolita *_*~



Eu Indico ♥


Até a próxima!






terça-feira, 9 de outubro de 2012

Influências Históricas do Estilo Lolita ~

Olá!
Continuando a série de posts explicativos sobre a Moda Lolita creio que esse seja um dos artigos mais interessantes por ter ligação direta com o que vem posteriormente sobre as Regras Lolita. É muito mais fácil você entender (e seguir) as regras uma vez que você conhece sua origem. Para assimilar melhor as informações eu acrescentei imagens referentes aos períodos históricos citados, as imagens por sua vez são dos melhores filmes em relação ao figurino na minha opinião, por isso também deixei os trailers, recomendo que se puderem assistam porque são lindos! Mas vamos ao artigo...

Influências Históricas do Estilo Lolita


"O estilo baseia-se em um visual semelhante ao de uma boneca de porcelana, mantendo um aspecto infantil lembrando assim uma criança vitoriana". Essas são as referências mais conhecidas do estilo, que se referem de uma maneira ou de outra à moda vitoriana infantil e juvenil. Porém o corte das roupas, os acessórios e detalhes são itens que muitas vezes remetem outras épocas que não a Era Vitoriana (que prevaleceu durante grande parte do século XIX).

The Young Victoria


O final do século XVIII, o Rococó, é comumente mencionado no estilo lolita, mas raramente vemos seus cortes em roupas do estilo: decotes quadrados, tecidos brilhosos, anquinhas laterais e mangas na altura do cotovelo são características básicas da moda feminina Rococó que não fazem parte do padrão lolita. O motivo pelo qual o estilo é relacionado ao Rococó deve-se à algumas marcas lolitas terem o mesmo exagero de rebuscada delicadeza e detalhes femininos que enfeitam os vestidos, tais como grandes laços, grande quantidade de renda e babados, colares e pulseiras de pérolas, e brocados (espécie de bordado feito no
tecido que apresenta certo relevo). Há vestidos inspirados nesse período, embora não sejam vestidos típicos lolita - são mais como adaptações, utilizando as ‘regras básicas’ do estilo e mesclando com algumas características da época.

Maria Antonietta - Sofia Coppola

Há também uma suposta relação entre o modo ‘Rococó de viver’ e o modo ‘lolita de viver’, que seria devido ao modo luxuoso, despreocupado e “bucólico” em que as pessoas ricas da época viviam. Mas acreditamos que levar esse estilo de vida nos dias atuais é praticamente impossível, e não tem relação alguma com o estilo lolita, já que este é direcionado exclusivamente à moda, sem influenciar na maneira de agir daqueles que o adotam.


O início do século XIX teve pouquíssimas influências no estilo, mas os cortes da moda feminina são de grande valor para o Lolita; nesse período a moda visava um visual mais simples e elegante, e a saia não possuía qualquer tipo de armação. Outra característica da saia do vestido é o fato de começar logo abaixo do seio, detalhe que podemos notar em alguns vestidos lolita, provavelmente devido ao fato de a cintura alta ser uma característica da moda infantil. Esse corte na moda adulta, como acontece no lolita, só foi visto durante esse século. Foi nessa época, aliás, que a moda infantil começou a diferenciar-se da moda adulta.

Como muitos sabem, há muito da moda vitoriana permeando todo o Lolita: golas altas e rendadas, saias armadas, mangas bufantes, bonnets (espécie de chapéu que escondia o rosto de lado, geralmente de palha ou tecido) ricamente decorados, luvas e até mesmo tipo de tecido usado durante esse período. Ao contrário do que se pensa, no entanto, a moda infantil feminina vitoriana não é o conhecido lolita, mas provavelmente é a principal influência no estilo. Um bom exemplo é a saia infantil, que durante grande parte do período vitoriano permaneceu armada e no final desse período se assemelhou muito a saia característica lolita,
pois sua altura não passava do joelho e era bastante cheia. Outra influência bastante popular na moda lolita é a gola-de-marinheiro, muito usada em roupas infantis vitorianas tanto masculinas quanto femininas. Mas há consideráveis distinções entre a moda infantil vitoriana e lolita - a moda infantil vitoriana seguia sempre o padrão da moda adulta; há muito da moda vitoriana menos popularizada que possa distinguir o conceito da moda lolita em relação ao vitoriano, como por exemplo vestidos de cinturas baixa, vistos por volta de 1880.

Bonnet

Mas as influências não se limitam apenas na moda de séculos passados onde a moda era muito distinta da atual, podemos observar que muito do século XX está presente no lolita. Principalmente a década de 50, na qual a principal característica da moda feminina foram as saias armadas seguindo um formato bastante inovador para a época e muito usado no lolita, em formato de sino ou seja, crescente. Durante essa década a moda era muito feminina, especialmente para as adolescentes, que usavam saias de cintura alta na altura dos joelhos acompanhadas de sapatos de cela usados com meias soquetes, inovando assim a moda.

Grease - Adoro musicais!

Não há como definir uma época padrão para o estilo lolita, a influência histórica é formada por um todo, contendo detalhes de diversos séculos anteriores mesclados com a moda atual formando assim um estilo completamente independente de qualquer tipo de regra "clássica" e ilimitado no quesito de criação.

Esse artigo foi retirado do Multiply e não foi escrito por mim, falando nisso a Carol está mudando essa a Página do  Queen Victoria's Dolls para o Blogger (Yay!) recomendo que leiam, pois é um dos sites brasileiros mais completos sobre Lolita.

Até a próxima!
 ♥  
                          

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mini Dicionário Ilustrado para Lolitas Iniciantes ♥~

            Ha algum tempo atrás (muito tempo atrás aliás) quando comecei a elaborar o Blog, tinha em mente escrever coisas que fossem úteis as Lolitas novatas em Recife, cheguei até a elaborar uma lista de posts para que ficasse mais fácil. Entretanto, a falta de interesse das meninas locais na época somado ao fato de que veteranas já sabiam das informações de cor e salteado me desestimulou muito. 
Recentemente estamos passando por um "boom lolitoso" se é que pode chamar disso... Tudo começou quando a Lara e Mandy se revoltaram com a situação de isolamento nacional e decidiram criar um grupo no facebook direcionado as Lolitas ou aspirantes/interessadas na moda. O tal grupo ganhou uma boa repercussão e desde então tem aparecido mais gente a cada dia Oo" e como consequência muitas perguntas e dúvidas, isso me animou! Se as meninas não vão seguir o estilo com certeza não será por falta de informação! 
            Então pra começar vou postar um minidicionário para Lolitas Iniciantes, já que todo mundo fica meio perdido com tanta sigla no começo ^^

♥~ Mini Dicionário Ilustrado para Lolitas Iniciantes:

Para visualizar a imagem clique na palavra correspondente!

Alice Bow - Laço de cabelo grande ou pequeno.
Anáguas -
 Petticoat ou pannier em português. Uma "saia", geralmente de tule, filó ou algo do tipo, usada sob a sua saia para volume.
Bloomers - Shorts/calçolas de algodão geralmente com babados ou renda nas pontas, usados sob as anáguas.
Bonnet - Um chapéu em estilo vitoriano, geralmente amarrado na nuca ou sob o queixo.
Bow - Laço.
Brand - Marca/grife.
Burando - Leitura japonesa de brand, geralmente usado de brincadeira. (Nota: Geralmente nos referimos a Brand como a Grife Japonesa, como  Angelic Pretty por exemplo, e Burando aos itens pertencentes a essa loja como um vestido ou blusa.)
Coordinate - Combinação de peças.
Cutsew - Blusas ou camisas de malha, com ou sem estampa, com ou sem renda.
Deco - Vem de "decoração", geralmente se refere a decoração em produtos eletrônicos, acessórios ou unhas postiças feita com strass, cristais, pérolas e produtos de resina ou plástico como doces e frutas de mentira.
Eduardiano - A primeira década do século XX na Inglaterra e o senso estético de então.
Guro - Significa grotesco, geralmente usado como parte de "guro-loli", se referindo a um outfit lolita que inclua ferimentos falsos e/ou sangue idem.
Headpiece/head-dress - Acessório de cabelo feito de tecido, com renda e outros enfeites, redondo ou retângular. (Nota: Atualmente muito pouco utilizado, por vezes assimilado a Itas)
"Ita" - O termo derrogatório vem de Itai que quer dizer "dor" ou "doi" e se refere a uma lolita que não se enquadra nos padrões do estilo.
Jumper/JSK - Vestido de alças/sem mangas ou com mangas curtas sob o qual teoricamente se veste uma camisa lolita.
Knee socks - Meias 3/4, abaixo dos joelhos.
Lace - Renda. (Nota: Preferencialmente de algodão.)
Lucky pack - Um pacote de roupas/acessórios comprado por preço especial em certas brands em certas ocasiões - você não escolhe o conteúdo, é na sorte.
mbok - Um site de leilões online.
Onepiece - Vestido sob o qual não se usa blusa, geralmente de mangas.
OTK - Sigla para over-the-knee, meias acima dos joelhos ou 5/8.
Outfit -  Conjunto do visual.
Pannier/Petticoat - Anáguas.
Rocking horse shoes - Sapatos de plataforma de madeira em que geralmente "falta" um pedaço do salto atrás, tendo formato de cavalo de balanço. O tamanho da plataforma, o formato e a amarração do sapato no tornozelo variam.
Rococó - Movimento artístico europeu iniciado na França no século XVIII e a estética do período.
Sock toppers - Rendas ou babados usados no alto de meias 3/4.
Shopping service - Serviço de compras direto em lojas estrangeiras que não exportam, mediante uma taxa.
Teaparty - Chá, encontro para comer e se divertir.
Teaparty shoes - Um tipo de sapato baixo, redondo, com laço na frente e atrás e tiras cruzadas sobre o peito do pé, originalmente da brand Angelic Pretty.
Vitoriano - O período de 1837 ate 1901 na Inglaterra, e a estética de então.
Wrist-cuffs - Um acessório de renda para pulsos, como um punho delicado.
y!j - Um site de leilões online.

Este artigo foi escrito pela Valentine/Carol e foi retirado do Multiply, meus comentários encontram-se entre parêntesis e  em itálico.


Espero que seja útil, muito obrigada e até a próxima!

♥~